A Sefaz do seu estado pode apresentar problemas técnicos que impedem o recebimento da NF-e enviada pelo GERPI, veja abaixo problema real ocorrido com a Sefaz SP em 09/11/2015:




Normalmente a Sefaz fica por 10/15 min tentando resolver o problema para poder liberar a emissão da NF-e. Quando não conseguem resolver eles ativam o ambiente de contingência da NF-e conforme previsto no manual da NF-e.


A contingência SVC-AN (Sefaz Virtual de Contingência - Ambiente Nacional) e SVC-RS (Sefaz Virtual de Contingência - Rio Grande do Sul) são serviços que recebem/autorizam o XML da NF-e com a mesma série e numeração da NF-e emitida pela Sefaz do seu estado, basta trocar uma configuração do GERPI e a NF-e passará a ser enviada para a Sefaz Virtual ao invés da Sefaz do seu estado.


Quando normalizar os serviços da Sefaz do seu estado a contingência é desativada e volta a operar normalmente, ao tentar transmitir a NFe em modo contingência a NF-e não será autorizada e será retornado a mensagem que o ambiente de contingência da Sefaz Virtual está desativado, é só voltar a configuração do GERPI para o envio normal e reenviar a NFe.


Para configurar o ambiente de contingência no GERPI acessar a opção abaixo:






Ativando a Contingência NF-e





Desativando a Contingência NF-e





Após a alteração o Status da NF-e será consultado novamente para que a nova situação seja testada e atualizada no GERPI