O que é o DIFAL?

DIFAL ou Diferencial de Alíquota do ICMS é um instrumento usado para proteger a competitividade do estado onde o comprador reside.

Digamos que no seu estado uma determinada mercadoria é mais cara que em outro estado, pois o ICMS deste outro estado é mais baixo. Naturalmente você tenderá a comprar deste outro estado. O DIFAL tenta equilibrar justamente este cenário.

Como o ICMS era, até então, recolhido para o estado no qual o vendedor está cediado, as compras pela Internet ou por telefone se tornaram motivo de disputa entre os estados.

Isso por que a maior parte dos e-commerces estão cediados nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, prejudicando a arrecadação dos demais estados.

O convênio ICMS 93/2015 vem para tentar corrigir esta distorção, fazendo com que o estado onde o comprador reside receba parte do ICMS da transação, ou seja, a diferença entre o ICMS cobrado pelo estado do comprador e o ICMS que supostamente seria cobrado pelo estado do vendedor, caso a mercadoria fosse comprada no mesmo


Quando ocorre o DIFAL ?
De forma geral nas vendas interestaduais destinadas a um consumidor final não contribuinte (indicador I.E. = "9").


fonte e mais informações



Como fazer a Partilha de ICMS e o Cálculo do DIFAL


Guia das Rejeições do DIFAL


Calculadora DIFAL   (calculado automaticamente dentro do GERPI)



CFOP's Utilizados no DIFAL

6.107 - Venda de produção do estabelecimento,  destinada a não contribuinte 

Classificam-se neste código as vendas de produto industrializado no estabelecimento, ou  produzido no estabelecimento do produtor rural, destinada a não contribuinte, bem como qualquer operação de venda destinada a não contribuinte. 

6.108 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida

de terceiros, destinada a não contribuinte  Classificam-se neste código as vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para industrialização ou comercialização, que não tenham sido objeto de qualquer processo industrial no estabelecimento, destinadas a não contribuintes. Quaisquer operações de venda destinadas a não contribuintes deverão ser classificadas neste código. 


Mais Informações:


Emenda Constitucional 87/2015


Sefaz SP divulga apresentação sobre Emenda Constitucional 87/2015


NT 2015.003